Projeto Educação Patrimonial – FACPED
Acesso Online

Projeto Educação Patrimonial

Objetivos

Objetivo Geral

O Projeto de Educação Patrimonial da FACPED tem como objetivo promover ações no processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no patrimônio cultural como fonte de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo.

Objetivos Específicos

- Desenvolver o conhecimento crítico e a apropriação consciente pelas comunidades do seu patrimônio como fatores indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.

- Estabelecer o diálogo permanente que está implícito neste processo educacional de forma a estimular e facilitar a comunicação e a interação entre as comunidades e os agentes responsáveis pela preservação e estudo dos bens culturais, possibilitando a troca de conhecimentos e a formação de parcerias para a proteção e valorização desses bens.


 

POR GENTILEZA POR FORTALEZA

Uma Ação FACPED

Por definição do dicionário de língua portuguesa pode entender-se por “gentileza” a capacidade de perceber uma necessidade de alguém e (ou) retribuir algo que lhe foi feito, sem ser pedido. Ou seja: ter educação é ser gentil

A ideia de “gentileza” surge mediante o paradigma da educação e culmina com questões como a responsabilidade social, qualidade de vida e respeito pelo próximo. O projeto “Por Gentileza, por Fortaleza” surge em um contexto onde os cidadãos Fortalezenses são os principais responsáveis pela execução desse princípio ético essencial a comunidade. Entendemos que a Faculdade é o esteio firme e profícuo para esta ação.

Este projeto tem por objetivo realizar ações pontuais que visem sensibilizar as pessoas para questões  básicas que surgem no convívio em todos os ambientes: falta de respeito, insensibilidade  com situações prioritárias que deveriam ser observadas e praticadas por todos nós. 

E ainda: - Melhorar a convivência humana e social;
- Estimular o respeito entre as pessoas;
- Valorizar boas práticas de gentileza e caráter;
- Articular processos de aprendizado tendo em vista tornar ações corriqueiras de gentileza um costume entre as pessoas.

Os alunos realizam uma ação cidadã dentro da Faculdade e no seu entorno,  onde buscam sensibilizar todos para as boas práticas da gentileza urbana.

 

 

Mapa dos bens tombados do Centro de Fortaleza

No dia da comemoração do aniversário de 80 anos do IPHAN foi lançado o Mapa de bens tombados do Centro de Fortaleza. No mapa constam todos os bens tombados, seja na esfera municipal, estadual e federal. O mapa serviu de guia para a caminhada histórica que celebrou o aniversário do Ipahn. Baixe o mapa no link e conheça o patrimônio edificado de Fortaleza!

 

Mapa do Centro

Mapa do Centro